25 de jul. de 2012

Toma de Tunica - Tuparenda – Julho/2012

Em 12.07.2012 saímos em um grupo de jovens de vários lugares do regional Sudeste (Jaraguá, Caieiras, São Bernardo do Campo, Campinas, Atibaia, Bragança Paulista e Poços de Caldas) com os Assessores Pe. Alexandre e Ir. M. Cândida de Poços de Caldas e 4 convidados do Jaraguá rumo a Tupãrenda no Paraguai onde fomos prestigiar 5 jovens brasileiros, sendo quatro deles do nosso regional e um do Paraná em sua tomada de túnica.
Tínhamos uma longa caminhada pela frente, cerca de 24 horas para chegarmos ao destino final, mas todos estavam ansiosos para rever nossos queridos amigos e poder presenciar esse momento tão especial para eles.
E assim seguimos viagem, saímos ás 22h:30min da paróquia Nossa Senhora da Conceição e chegamos em Londrina pela manhã, onde buscamos a Aline que seguiria viagem conosco. Por volta das 15h paramos em Foz do Iguaçu para almoçarmos e a próxima parada foi na fronteira, na Cidade Del Este onde permanecemos por uma horinha para conhecermos um pouco a cidade e fazermos umas comprinhas. Depois fizemos uma breve parada para conhecer o Santuário que fica nessa cidade, um lugar muito bonito, com uma área verde e onde encontramos uma linda imagem da Imaculada.



Seguimos viagem, rumo a cidade de Asuncion onde iriamos nos hospedar, já era bem tarde quando chegamos lá, por volta de 1h, pegamos nossas bagagens e nos separamos, os meninos foram para a casa do Jumas e nós fomos para a casa da Jufem. Fomos recebidas pela assessora da Jufem de lá e também pela dirigente de ramo, as outras meninas não puderam esperar para nos receber por conta do horário, mas elas nos deixaram a disposição colchonetes, sacos de dormir, cobertores e também deixaram alimentos e bebidas para tomarmos café da manhã no dia seguinte.
Pela manhã, reunimos todo o grupo no Santuário Joven, onde fizemos uma oração e depois seguimos até o centro onde pudemos conhecer a basílica e ver outros prédios importantes da cidade. Depois retornamos para um shopping perto do santuário, onde paramos para almoçar e em seguida voltamos as casas onde ficamos para nos arrumar e organizar nossa bagagem de volta ao ônibus. Faltavam poucas horas para a missa, então seguimos viagem para Tupãrenda, que ficava a mais ou menos 1 hora de onde estávamos.






Chegamos ao santuário onde seria celebrada a missa, lá encontramos outros jovens que vieram de Londrina, e nossos corações estavam cada vez mais ansiosos e felizes. Seguimos então para a tenda que está em construção onde seria celebrada a eucaristia, lá encontramos uma linda imagem da sagrada família e haviam muitos lugares que logo foram totalmente ocupados, pela família de Schoenstatt e pelos amigos e familiares dos 19 jovens de vários países que ali iriam receber a túnica de Sião.
Era chegado o grande momento, avistamos os meninos que estavam se posicionando ao longe, então muitos de nós ficamos de pé na entrada da tenda com nossas máquinas fotográficas para receber os celebrantes e jovens e registrar essa entrada tão esperada.


Foi dado início a celebração, um coral simplesmente maravilhoso e muito afinado cantou lindas músicas que realmente tocou nossos corações e fizeram esse momento ser mais especial ainda. Após a homilia os meninos receberão a túnica de Sião e logo a vestiram, depois eles cantaram uma música, foi um momento muito marcante e emocionante.

Após a missa, os noviços seguiram para a santuário (capela), e lá cantaram outra música para celebrar essa conquista e depois desse momento deles, pudemos cumprimenta-los. Em seguida fomos convidados a assistir o Festival Cultural, onde cada país iria fazer uma apresentação. O Brasil foi muito bem representado, foi feita uma bateria de Schoenstatt que foi promovida pelo pessoal do Paraná, eles cantara e tocaram duas músicas e teve direito até a galera fazendo trenzinho e dançando samba. Tivemos também as apresentações de um coral muito bonito e outro de danças típicas do Paraguai.
Em seguida seguimos para o jantar festivo, as mesas estavam muito bem arrumadas, fomos muito bem servidos e pudemos apreciar um delicioso churrasco. Após o jantar, assistimos a um vídeo onde mostrou de forma divertida a vida dos nossos amigos noviços enquanto estiveram em Tupãrenda, os mostrou fazendo adorações, na missa, cozinhando, fazendo a limpeza da casa entre outras atividades.
Nessa noite, a Juventude do Jaraguá presenteou os noviços com uma camiseta igual a que fizemos para a abertura do ano da família este ano, onde está escrito, JMJ 2013, Ide e fazei discípulos entre todas as nações, e atrás estava escrito, noviços brasileiros. Foi um presente e uma promessa cumprida, pois alguns deles gostaram muita dessa camiseta quando estavam no Jaraguá e a viram, essa foi também uma forma de demonstrar todo o carinho que temos por eles.
Partimos por volta de 23h (horário do Paraguai) do santuário de Tupãrenda de volta para São Paulo – Jaraguá. No caminho de volta passamos pelo santuário de Londrina onde foi presidida a missa pelo Pe. Alexandre e também pelo santuário de Cornélio Procópio, ambos no Paraná.
Foram momentos de muita alegria tanto na ida como na volta, cantamos, conversamos, dormimos, enfim, foram momentos muito bons que passamos como Juventude Apostólica de Schoenstatt, momentos inesquecíveis. Espero ter conseguido transmitir um pouco dos maravilhosos momentos que passamos nesses 3 dias e peço a todos que estiverem lendo essa matéria que rezem por todos os noviços, especialmente os nossos amigos brasileiros que decidiram consagrar sua vida a serviço de Deus, da MTA e de Schoenstatt. Abaixo os nomes deles e também uma explicação sobre o que é a Túnica de Si

Noviciado Ibero-Americano 2012
Filipe de Freitas Araujo – Brasil
David Carlo Almeida Barbato – Brasil
José Rafael Bastos – Brasil
Rafael Eduardo de Oliveira Flausino – Brasil
Gabriel Felipe Oberle – Brasil
Christian José Abud Sittler – Chile
Pedro Miguel Pinheiro Brás – Portugal
Rafael Errázuriz Goldenberg – Chile
Sebastián Andrés Espinoza Muñoz - Chile
Diego Fonseca Toledo – Chile
Victor Manuel González – Paraguai
Joaquín Ignacio Lobos Muñoz – Chile
Juan María Molina – Argentina
Vicente Alfredo Pesce Guzmán – Chile
Alex Gabriel Quintana – Estados Unidos
Jesús Ignacio Ruiz Morandé – Chile
Francisco Salles Sapag – Paraguai
Carlos Miguel Sandoval Moreno – Paraguai
Santiago Yegros - Paraguai



Túnica de Sião




A Túnica de Sião é a vestimenta litúrgica da comunidade dos Padres de Schoenstatt. Os que a receberão são os jovens do Noviciado Ibero-Americano de Tupãrenda que iniciaram o seu caminho ao Sacerdócio de Cristo, Segundo o carisma e exemplo vivido pelo nosso fundador, o Padre José Kentenich. A túnica o cíngulo, em sua cor e em sua forma, representam Maria, a Virgem Imaculada, quem nos inspira á vida virginal, á obediência e á pobreza do Evangelho. Estes símbolos evocam os moradores de Sião, a eterna cidade de Deus.


Por Juliana Leite - Prediletas da Imaculada, servas do Tabor- Jufem - Jaraguá









 


20 de jul. de 2012

Elda Viero - “Filha Triunfadora e Vitória do Pai”

Hoje vamos conhecer a história de uma heroína que aprendeu a amar o Santuário!


Ideal Pessoal: “Filha Triunfadora e Vitória do Pai.”

"Ainda bem que temos um oásis onde nos podemos saciar, o nosso querido Santuário. Como seria maravilhoso se os governantes se orientassem pela pedagogia Schoenstattiana, tudo estaria melhor!"






Elda Viero nasceu em 06/04/1919 no Rio Grande do Sul, era professora e em 1940 casou-se com Olívio Viero aos 21 anos. Deste matrimônio tem dois filhos. Elda era conhecida como uma pessoa de temperamento forte, impulsivo e decidida e também um pouco autoritária e não tinha medo de enfrentar os problemas. Porém Elda era muito comunicativa e por isso tinha facilidade de comunicar-se com todos não tendo diferença de classe cor e religião, por isso Elda era uma professora muito querida e conhecida na região.
             Elda não é uma mulher de fé, até ao dia em que se converte ao amor de Deus através de um sermão feito pelos padres Celestino Trevisan e Dorvalino Rubin. Com esta vitória da graça, começa a frequentar retiros e cursos pedagógicos, realizados na casa de retiros recém - fundada pelos padres Pallotinos. Adquire o costume de visitar o Santuário e sempre que lhe é possível, participa nas reuniões de formação, para rever a sua vida e, sobretudo para aproveitar essa fonte de graças.
            Fez a sua consagração da Carta Branca a 18/10/1950, dando o seu sim total a Deus por meio da MTA. Desde então, torna-se cada vez mais atenta à vontade de Deus, ao ponto de dizer:
"Que não se faça a minha vontade, mas sempre a Sua, segundo a qual não só se aceita a cruz, mas que por amor a solicito sob o alicerce do Plano Divino."
            Sela a Inscriptio no dia 15/02/1955 e oferece-se pela santificação e heroísmo dos sacerdotes, de modo especial pela Obra de Schoenstatt no Brasil e no mundo. Adoece e tem que se mudar para Santa Maria do Sul, para iniciar um tratamento. Ali preocupa-se em levar Schoenstatt a outras pessoas, para que sejam felizes como ela. Inicia um grupo de mães e as reuniões fazem-se junto da sua cama de doente. Nesta altura, tempo de férias no Brasil, escreve:

"Logo ao acordar, o meu pensamento voa para o Santuário. Ainda bem que temos o Capital de Graças para aparar os nossos suores e labutas diárias... Eu guardo tudo do mês de fevereiro, pois só sei descansar num lugar, mais reconfortante do que as prais, mais ameno do que a serra... o Santuário."

            As suas companheiras dizem que apesar do seu sofrimento, Elda estava sempre alegre. Faz uma cirurgia que lhe traz algumas melhoras e volta para casa. Mas... no final de 1957 a sua doença volta. Mais uma vez ela diz:
"Sim querida Mãe, eu me ofereço novamente a Ti como preço de resgate e oferta de vitória. Aceita a minha vida e também a minha 'morte' em vida, para realizar os teus planos a respeito de Schoenstatt.
            Dá-nos de volta o Pai, livre e reabilitado em seus direitos, leva a Obra de Schoenstatt ao triunfo total. Cuida da minha família”
            As últimas palavras do seu diário, de 19 de dezembro de 1960 são:
"Mãe querida, com a Tua graça pronuncio o Sim final. Seja como quiseres! Contigo estou pronta! Ajuda-me no final dos meus dias. Sim Pai! Sim Mãe! Por vós"
            Em 23 de dezembro de 1960, com 41 anos, fecha os olhos para a terra, mas abre-os para a luz da eternidade! O seu grande amor ao Santuário e ao Fundador foi a garantia da sua fidelidade à Aliança de Amor com a MTA, em todos os momentos da sua vida e a força que fez capaz de dizer sempre sim ao plano de Amor do Pai. Que possamos também nós viver com radicalismo a nossa Aliança de Amor e a fazer do nosso Santuário cada vez mais o Oásis, a fonte, a escola de santidade, o nosso porto seguro no mar tumultuoso da nossa vida.
            Elda ajuda-nos do céu a dizer sim como tu, em todas as situações da nossa vida e que ao acordarmos o nosso pensamento voe sempre apara o Santuário.

Fonte: www.jufem.com.br




12 de jul. de 2012

Entrega de Lencinhos e Camiseta agita as ALM do Jaraguá!


O mês de Julho não poderia ter começado de melhor forma no Santuário Sião do Jaraguá: No primeiro final de semana as Apóstolas Luzentes de Maria se reuniram na Casa de Nazaré para começarem as vivências e preparações para receber o lencinho e a camiseta, em missa celebrada pelo Pe. Vandemir Meister no dia 1º de Julho, no Santuário Sião do Jaraguá! E o melhor: a camiseta, entregue pelas dirigentes e os lencinhos por uma madrinha da Jufem! Esta proposta foi aceita com fervor por uma Juventude que está a cada dia mais aspirando por cuidar do futuro!
As dirigentes: Leticia Moreira, Ana Maria, Camila Moreira, Marina Sousa, Bruna Pussoli e Caroline Pezzotti,Gabriela Pereira e Regina Micha trabalharam muito para a realização plena deste dia! Outra novidade foi a divisão das Apóstolas, que a partir de agora segue da seguinte forma:

  • Até 7 anos a camiseta é rosa;
  • De 8 a 10 anos é laranja;
  • De 11 a 13 anos a camiseta é azul;
  • As dirigentes são identificadas com camiseta vermelha.

A missa foi rica em bons momentos, o principal foi quando o Padre explicou para as 20 meninas sobre a importância do cuidar e usar do seu lencinho e camiseta e que só recebem aquelas que realmente estão preparadas ser uma Apostola Luzente de Maria.
A caminhada delas é longa, pois cada uma tem uma dificuldade, para participar das reuniões, mas o que realmente é valido é que elas entendam que são o futuro da nossa Jufem! Por isso, vamos cuidar, e como diria o nosso Pai e Fundador: ‘Fiquemos Nisto? Permanecemos Fiéis!’.


Equipe de Marketing – Juventude Feminina de Schoenstatt – Jaraguá/SP
Fotos por: Mariana de Paula (Lírio II).

4 de jul. de 2012

Despedida....

"Já está chegando a hora de ir, venho aqui me despedir e dizer: em qualquer lugar por onde eu andar, vou lembrar de vocês! Só me resta agora dizer adeus e depois o meu caminho seguir! O meu coração aqui vou deixar, não ligue se acaso eu chorar... Mas agora adeus!" - Despedida - Roberto Carlos


Querida Jufem Jaraguá e todos que visitam este blog,


É com as palavras do Pai Fundador que me despeço dos trabalhos com a Equipe de Marketing:  “O coração sangra ao entrega-la, Uma pequena oferenda também custa... “.

Há pouco mais de um ano venho lutando para que a Jufem Jaraguá fosse realmente incluída na era digital... creio que eu tenha alcançado ao menos 50% disto!
Agradeço a todos aqueles que me incentivaram neste trabalho! Só nossa RTA sabe o quanto custaram, algumas vezes, as coisas que acabei escrevendo aqui... as lágrimas escorrem aos olhos quando vejo tudo que aqui deixei... mas sei que vocês, Érika e Bruna, serão capazes de fazer coisas muito melhores! 

Desculpem as excessivas cobranças, os puxões de orelha... Mas saibam que aqui fica um expresso do amor que tenho por toda esta história, por Schoenstatt, pela vida!

Contem comigo para o que precisar, sempre!

Tua,
Pri

Equipe de Marketing - Juventude Feminina de Schoenstatt - Jaraguá/SP.

2 de jul. de 2012

1 ano depois..

Um ano de blog, cara nova e novos anseios!
Depois de 370 dias, viemos aqui comemorar um ano do trabalho da equipe de Marketing da Jufem Jaraguá (Uhul!).
Não podemos dizer que foi fácil, é, não foi...
Mas, a Mãe sabe como faz as coisas e nos retribui todo este esforço da melhor forma!
Fica aqui, hoje, um vídeo em homenagem a toda a Jufem, com participação especial de diversas integrantes, que escrevem a cada dia a história desta Juventude e nos proporcionarão um momento de reflexão por meio de suas palavras!!


Músicas Utilizadas:
Cenáculo - Gravada pela Jufem Jaraguá na AA do Lírio III (19.05.2012)
De tu mano - Juventud Femenina Ecuador (Gravada pelo Jubileu dos 75 anos da Juventude Feminina de Schoenstatt)



Obrigada Val, Re, Talita e Camila por terem contribuído com este vídeo! Graças às suas opiniões, hoje temos certeza do que precisamos aspirar!
Parabéns Jufem, a conquista é nossa!
Unidas no Ideal,

Equipe de Marketing - Juventude Feminina de Schoenstatt - Jaraguá/SP