13 de jul. de 2011

Entrevista!!

Duas garotas de 19 anos. Uma, estuda Odontologia na Universidade Estadual de Londrina. A outra, estuda para entrar numa faculdade pública de Economia.
As duas, realizarão o mesmo sonho. Ir a JMJ e a Schoenstatt.
Para isso, entrevistamos as duas. Segue abaixo as entrevistas com Letícia Moreira e Monique Dias, integrantes da Jufem Jaraguá.

Blog Jufem Jaraguá: Descrevam, por favor, seus nomes, idades, atividades atuais, há quanto tempo estão no Movimento de Schoenstatt e falem um pouco sobre o grupo de vocês.
Letícia: Olá, meu nome é Letícia Carlos Moreira, tenho 19 anos estou cursando o 2º ano de odontologia na Faculdade Estadual de Londrina, meus pais pertencem ao Instituto das Famílias de Schoenstatt , minha mãe foi da jufem também, então ainda quando eu estava na barriga da minha mãe meus pais me consagraram à Mãe de Deus, assim então costumo dizer que nasci em Schoenstatt, mas ativamente posso dizer que comecei aos 9 anos de idade nas apóstolas, então a 11 anos. Comecei então nas apóstolas com minha irmã, atualmente pertenço ao Lírio 1 ( ainda não descobrimos nosso ideal de grupo). Para a formação deste grupo passamos por muitos obstáculos, perdermos algumas dirigentes queridas, também  perdemos muitas irmãs de grupo que nos deixaram saudades. Para formarmos este grupo demoramos mais ou menos uns 6 anos e umas 5 misturas de grupos, para enfim podermos chegar ao lírio 1, e assim nos consagrarmos como Lírio do Pai no dia 23 de Maio de 2009. Pertencer do movimento e ter um grupo de vida não foi, durante esses anos, simplesmente ser mais uma, para mim e para minhas irmãs de grupo foi uma constante conquista, onde provamos para nós mesmas a vontade de ter o coração da MTA em nós e de entregar nosso coração a ela. Perseverança é o nosso maior sinal, passamos por muitas situações as quais poderíamos desistir, mas nosso amor e entrega não nos permitiram. Estamos muito felizes por termos persistido, e assim mais felizes ainda por querer fazer crescer nosso ramo, todas as minhas irmãs de grupo e eu também somos dirigentes de apóstolas, e procuramos fazê-las sentir a importância de ter uma vida consagrada a nossa Rainha, importância essa que nos motiva diariamente a ter uma vida Schoenstattiana!
Monique: Monique Evellyn Sousa Dias, 19 anos, Estudante....fiz 1 ano de Economia, tranquei para estudar e tentar uma faculdade pública, retornando pro mesmo curso o ano que vem. Moro com os meus pais e com um irmão mais novo (10 anos). Estou no Movimento há 4 anos, antes disso tive uma passagem pelas apóstolas por 2 anos,  minha primeira reunião como Jufem e como grupo foi no dia 15/04/2007. Atualmente pertenço ao Grupo LUMINA CHRISTI, no qual ficamos em 5 cinco meninas (Prih, Aline Mota, Jéssica, Carol e eu rs). Sendo assim passamos por diversos Sacríficios, perdemos integrantes muito especiais, mas mesmo assim selamos nossa Aliança com muita União e Amor sendo nosso ideal de grupo Excelsior – Mais para o Alto – Luz do Divino Querer. Selamos a Aliança no Eterno dia 12/12/2009.
Não só em nossa formação mas após a Aliança também passamos por diversas provações e provas de sacrifício....mas sempre levantamos a cabeça e seguimos em frente pois sabemos que a MTA sempre está ao nosso lado. Passamos por momentos que nos levavam a desistir ou agarrar com unhas e dentes nosso ideal e nossa história no movimento, muitos não acreditaram em nós mas hoje posso dizer que somos muito mais fortes e amamos cada vez mais este lugar (Schoenstatt).
Tivemos dirigentes que serviram e ainda serve de exemplo pra ser uma JUFEM autêntica, digna e fiél. Por isso estamos cada vez vinculadas ao nosso ideal e ao nosso nome LUMINA CHRISTI!

Blog Jufem Jaraguá: Há quanto tempo sonham em estar no Santuário Original? O que sentiram quando souberam que, em agosto de 2011, este sonho se tornaria realidade?
Letícia: Santuário Original !!!
Desde pequena, principalmente quando faltava luz em casa, minha mãe contava para mim e para minhas irmãs muitas histórias do Pe. Kentenich, assim cada vez mais eu o achava incrível e então com o passar do tempo aprofundando mais sobre a fundação do movimento, sobre o quanto o Pe. Kentenich teve que se arriscar para conseguir se reunir com os seminaristas foi surgindo a vontade de conhecer aquela capelinha onde tudo havia começado, mas isto era tão distante, imagina viajar para tão longe,  então foi quando houve a jornada mundial de 2005 que duas meninas de Jaraguá participaram  e foi com o nosso trabalho nossa ajuda que levamos elas e um pedaço do Jaraguá para Colônia e também Schoenstatt que foi ficando mais real a idéia de conhecer o Santuário Original. E com o passar dos anos este desejo de ir para Schoenstatt começou a crescer não só em mim mas em muitas meninas da juventude e cada ano que passava ouvia falar em meninas que passavam três meses em Schoenstatt e meninos que passavam um ano, e eu pensava quando vai ser minha vez... e eis que a oportunidade chegou! Fique muito feliz e agradecida a Deus de saber que além de participar de uma Jornada mundial, reencontrar o Papa em Madrid participar do encontro internacional da Juventude Feminina iremos também ir para Schoenstatt !!  é muita graça de uma vez !!!realmente a realização de uma grande sonho meu e de minha família!
Monique: Desde quando me aprofundei na História do Movimento, fui podendo sentir a emoção de cada momento que os heróis o Padre Kentenich passou neste lugar, fui me interessando cada vez mais em conhecer e pisar o pé neste lugar sagrado que é Schoenstatt. Na ultima Jornada tivemos a presença de outras meninas que puderam tbém passar um pouco desta imensa emoção que é Schoenstatt.
A Divina Providência se fez mais do que real em minha vida neste ano....em fevereiro qdo tive a certeza que iria a cada dia não sei como agradecer a Deus e a MTA por eu ter sido a escolhida, até mesmo na última visita do Papa Bento XVI eu já pudi viver um pouco dá emoção de estar com muitos jovens , e já fiquei mega agradecida por poder estar presente...mas dessa vez não consigo expressar o tamanho da minha emoção e gratidão a Deus. É inexplicavelmente um SONHO!!! No qual irei acordar só no dia 28/08 rs

Blog Jufem Jaraguá: O que esperam da JMJ em Madri?
Letícia: O que esperar... na verdade não da nem pra imaginar, espero apenas que seja como a Mãezinha e nosso bom Deus querem que seja e que eu possa trazer para o meu local toda a graça e espiritualidade que essa viagem trará a mim.
Monique: Espero que ela me proporcione uma Bagagem espiritual muito Rica para que eu possa compartilhar com a JUFEM Jaraguá cada vivência e conhecimento adquirido com toda a programação da Jornada. E para a minha vida pessoal posssa trazer uma Eterna Lembrança de Emoções, cultura e muito conhecimento.

Blog Jufem Jaraguá: O que esperam do Encontro Internacional da Juventude Feminina de Schoenstatt?
Letícia: Eu espero que a gente possa conhecer um pouco de como é o ardor em cada país de como schoenstatt é manifestado, e ver que no final somos mesmo uma família que é unida pelo que o Pai Fundador nos deixou de melhor e o que a Mãe de Deus nos oferece com confiança, a Aliança de Amor!
Monique: Espero poder vivenciar o Ardor de todas as Jufem’s de cada país, de como cada país vive e prospera em seu Ramo,  e poder sentir que independente de qualquer raça, idioma e cultura estamos unidas em uma única ALIANÇA.

Blog Jufem Jaraguá: O que vocês acham que estas visitas poderão acrescentar na vida espiritual e pessoal de vocês? O que vocês esperam trazer para as meninas da Jufem Jaraguá?
Letícia: Sempre ouvi falar que só amamos aquilo que conhecemos, aquilo que vemos, se já tenho um amor imensurável por schoenstatt sem ter nunca visto de tão perto onde tudo começou, eu imagino que este amor só irá aumentar mais e mais quando eu chegar e ver,  e sentir tudo o que Madrid com aquela multidão de jovens e a presença do Papa pode proporcionar, também a emoção  do encontro com a juventude de todo o planeta, além de poder estar presente onde nosso pai fundador tornou real o início da formação de uma nova ordem social e onde nossa Mãe aceitou reinar.
Monique: Com o Amor que eu sinto sem conhecer Schoenstatt pessoalmente, só através da história, tenho certeza que tudo mudará pra melhor, se tornará muito mais INTENSO.... Espero que quando voltar desta viagem, tudo MUDE....e q eu possa ser a Eterna Luz de Cristo, tbém aqui no meu Ramo Jaraguá, trazendo uma bagagem de emoção, história, vivencias e muito Ardor de ser Schoenstatt.

Blog Jufem Jaraguá: Encerrem, por favor, com uma frase que signifique algo para vocês, sendo ela relacionada a Schoenstatt ou não!





Letícia: “Na união, e como portadora da luz de cristo, queremos alcançar o mais alto sendo Lírio do Pai Tabor para o Mundo!”  - Lírio I






Monique: "Quantas coisas Deus poderia fazer conosco, se tivéssemos a singeleza de simplesmente dizermos 'sim' como uma criança." Pe. José Kentenich







E é assim que encerramos, e esperamos de coração que todas estejam unidas junto a estas meninas, em Capitais de Graças, e na torcida para que tudo dê certo nesta fase final, pois exatamente daqui 1 mês, às 15h30, elas estarão embarcando rumo à Madri!

                                                                    -x-

Temos avisos :)
No domingo, às 9h, as meninas do Lírio III prepararam uma Adoração, e logo após haverá um café da manhã comunitário em confranternização pelo semestre de pleno sucesso nos trabalhos que se passou. Foi criado um evento no Facebook, com mais informações. Esperamos todas lá!!

Beijos, abraços.
Equipe de Marketing - Juventude Feminina de Schoenstatt - Jaraguá/SP.



2 comentários:

  1. Adoreiii a entrevistaaaaaaaaaaaaaa... Estarei aqui rezando e de coração junto com elas lá em Madri..
    Beijos meninas

    ResponderExcluir
  2. Meninas!!
    Até fiquei emocionada...
    Que Deus e nossa MTA abençoe muuuuuito vc's!
    Unidas na A.A
    Shirley
    Lírio II

    ResponderExcluir